quinta-feira, 10 de março de 2016

PRATICANTES – NÃO SOMENTE OUVINTES

PRATICANTES – NÃO SOMENTE OUVINTES
 pr. Eliseu da Cunha (21/02)

Propósito:
a) Despertar para prática da Palavra em nossas vidas.
b) Se libertar do pecado e da religiosidade vazia e sem sentido.

Texto: Tiago 1.12-27
Texto base: Tiago 1.22 “Não se enganem; não sejam apenas ouvinte dessa mensagem, mas a ponham em prática.”

INTRODUÇÃO (1.1)
- A carta foi escrita aos judeus convertidos que estavam nas doze tribos na Dispersão.
- Esses judeus foram perseguidos e se dispersaram para diversos lugares.
- Eram cristãos que haviam nascido de novo e tinham Cristo em seu coração.
- Tiago os adverte para que não praticassem boas obras para serem salvos.
- Mas, porque era salvos, novos na fé, deveriam evidenciar isso em suas vidas com boas obras.
- (v.22) Tiago, sabia que os judeus conheciam as Escrituras e tinham longos trechos em sua memória.
- (v.22) Tiago os exorta e não apenas CONHECER a Palavra, mas principalmente, PRATICAR.

COMO SEI SE SOU PRATICANTE OU SOMENTE OUVINTE?
1.    (v.23) Eu Entendo a diferença entre o espelho natural e o espelho que é a Bíblia.
1ª Eu olho no espelho natural – me vejo exteriormente e vou embora. Isso não altera nada.
2ª Eu olho para a Bíblia como “espelho” de Deus – vejo como sou – provoca mudanças profundas.
 Ex: Pedro e Judas – Parábola do bom samaritano/sacerdote/levita – Parábola 10 leprosos.

2.    (v.25) Eu Entendo que o Evangelho é a lei perfeita que dá LIBERDADE as pessoas.
- LEI que dá LIBERDADE? Como assim?
- A lei enquanto letra (monte regras) produz em mim um cristianismo vazio e sem propósito!
Ex: Tudo o que vou fazer, eu tenho: atenção – cuidado – medo – Olha a punição de Deus!
- A LEI mostra que sou pecador e o pecado me aprisiona, traz vergonha, medo, angustia e sofrimento!
Ex: multa de trânsito! /  Ex: adultério  / Ex: Ódio, a raiva de alguém  /  Ex: mágoa de alguém
- Evangelho é boa nova – boa notícia – para todos que quiserem, sem distinção!
- A libertação que Cristo opera em mim produz o fruto do Espírito (Gl 5.22-23).
     * Contra essas coisas não há lei! Não há motivo para ser preso ou ser multado!
     * Por fim, você será abençoado por Deus naquilo que fizer porque obedece e pratica a Palavra!

3.    (v.26-27) Chega de religiosidade vazia e blá, blá, de cristianismo. Vamos a prática real!
- v.26 Controlo minha língua: minhas palavras – o que falo – quando falo – como falo!
Ex: Quantas pessoas você já machucou com suas palavras – Pra quantas pediu perdão?
- v.27a  Cuidado com os idosos – com as crianças órfãs: atenção, cuidado, carinho (Preocupação real)
Ex: Jovem Rico que achava que fazia muito e merecia o Céu já!
- v.27b O crente verdadeiro e que conhece e pratica a Palavra:
     * Não se mancha / UNE / pactua / anda ao lado com o lixo deste mundo (Tg 4.4 – amigo do mundo, inimigo de Deus)
            - v27 Tiago nos desafia a viver a religião: PURA E VERDADEIRA – É aquela que elege o OUTRO como a pessoa que devo: AMAR E CUIDAR. (Mc 12.30-31 – “AMAR a Deus sobre tudo e ao próximo como a mim mesmo.”
            * Ex: Mulher Samaritana – Ex: Mulher adúltera – Ex: Viuva da Cidade de Naim (Lc 7.12)

REFLEXÃO

  1. Você encara a Bíblia como o espelho de Deus que mostra como é, ou apenas um livro de histórias.
  2. Você vive como um crente liberto pelo evangelho de Cristo, ou ainda está preso em seus pecados.
  3. Quem fala mais alto: sua religiosidade / ou as atitudes de um crente transformado por Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário